Meu Amado Irmão,
Nestes dias únicos (e esperemos que irrepetíveis) de confinamento, colocam-se ao ECMAP questões novas a que urge dar seguimento.
Por um lado temos a continuidade dos nossos custos com rendas, luz, água, comunicações, etc, que não se suspendem nestes meses.
Por outro lado temos a diminuição drástica de rendimentos por todos, mas aflitiva para alguns Irmãos. A nossa quota mensal, apesar de baixa, pode fazer falta ao orçamento familiar de Irmãos. Assim, após ponderação, o ECMAP toma as seguintes medidas:
1) Dar corpo à Comissão de Hospitalaria, capitaneada pelo Patriarca Francisco Queiroz, que está no campo e, em breve nos trará notícias sobre o seu trabalho e forma de funcionamento.
2) Mandatar os TVP’s para, relativamente aos seus obreiros e a solicitação de cada um dos Irmãos que se lhe dirija, invocando necessidades, encaminhar esse pedido para a Comissão de Hospitalaria e, se necessário, isentar esse Irmão do pagamento da quota mensal dos três meses de Abril, Maio e Junho. Para esse efeito o TVP, depois de tomar a decisão, comunica-a, por escrito, diretamente ao Amado Irmão Carneiro que fará o competente registo. Procura-se, assim, que a situação seja tratada o mais discretamente possível.
É neste sentido, de fraternidade, mas de responsabilidade, que, espero, entendas o envio do teu saldo pelo Tesoureiro no cumprimento da sua função. Não como uma exigência, mas como uma solicitação de continuidade para que possamos continuar a honrar os nossos compromissos.
Outras iniciativas estão a ser tomadas e logo chegarão ao conhecimento de todos.
Meu Amado Irmão, mais que as questões de metais, quero neste momento, mandar-te um forte abraço, dizer-te o quanto as nossas reuniões nos fazem falta e que a saudade já pesa muito no nosso coração.
Pertencemos, na maioria, aos grupos de risco e, não basta cumprirmos o isolamento social a 95%, pois os 5% em falta podem ser fatais. Vamos, mais uma vez, dar o exemplo, na certeza que, num futuro próximo nos vamos poder abraçar por três vezes.
Perseverança e coragem com força (determinação) e sabedoria para , em beleza, ultrapassarmos estes incaracterísticos dias.
TAF
António Mendes, na função de GPR